A segurança da informação precisa ser levada a sério, independente do porte da empresa, muitos gestores de TI sabem disso, mas nem todos estão dispostos a controlar de maneira adequada o ambiente. Ter a segurança da informação implementada é uma proteção da empresa em muitos sentidos.

Um ataque hacker pode deixar a empresa totalmente vulnerável, exibindo todas as informações estratégicas da empresa, como números, planos, contatos, arquivos confidencias e outras informações que podem ser bem úteis para a concorrência, isso tudo pode aparecer assustador, mas quando há quebra na segurança da informação, muita coisa pode ser revelada e os danos podem em muitos casos serem incalculáveis. Quando se trata de disponibilidade de acesso a sistemas e à Internet/Rede de computadores, é uma responsabilidade da segurança da informação, quem além das proteções tem que garantir a confiabilidade do uso dos sistemas.

Normalmente as empresas possuem diversos dados de seus clientes, como informações cadastrais, bancárias e, senhas, em alguns casos, até mesmo os dados de cartões de créditos. O acesso não autorizado a esses dados pode gerar prejuízos financeiros para os seus clientes. E, se a falha surgiu de dentro da sua empresa, a sua credibilidade será afetada, além dos processos judiciais.

Para proteger corretamente as suas informações, contrate empresas especialistas e tenha conhecimento da NORMA ISO/IEC 27000, que trata exclusivamente da Segurança da Informação, não adianta procurar ferramentas gratuitas e dicas genéricas pela internet: cada empresa tem particularidades que precisam ser analisadas com cautela para que a proteção dos seus dados seja eficiente e que o processo funcione sem prejudicar os negócios.

Uma das atribuições da segurança da informação é elaborar um plano para a recuperação de desastres, visando diminuir os impactos negativos gerados caso ocorra um incidente malicioso no futuro. É claro que as medidas de segurança de informação tem como objetivo primário prevenir qualquer problema, mas estar preparado para eventualidades é importante e demonstra maturidade dos processos.