As certificações ITIL podem melhorar a vantagem competitiva dos gerentes de TI, administradores, analistas de negócios e consultores, todos aqueles envolvidos, principalmente em processo. Ela mostra aos atuais e futuros empregadores um forte nível de compromisso para o sucesso pessoal e a capacidade de estar à frente da concorrência na indústria de TI, tudo é medido e controlado.

Ao completar a certificação ITIL Foundation, por exemplo, os profissionais ganham uma abordagem sistêmica e profissionalmente valorizada para o uso das melhores práticas, o que os ajuda a falar a mesma língua que outros profissionais ITIL em todo o mundo e serem capazes de interagir com um grupo de elite de profissionais em uma variedade de disciplinas de TI, A ITIL, podemos considerar como um idioma, que todos falam e que funciona.

Com esta certificação, o profissional de TI, gerente de negócios ou responsável pelos processos de negócios de uma organização, está apto para operar de acordo com as melhores práticas internacionais que garantem a qualidade nos processos de TI.

Quando mencionamos o ITIL Foundation estamos falando de uma certificação de entrada, hoje sem dúvida, um pré-requisito na área. Para passar na certificação precisa realizar um exame de uma hora de duração e ser aprovado em 65% das questões — são 40 perguntas de múltipla escolha, sendo apenas uma alternativa correta. O grau de dificuldade, afirmam diversos especialistas, é médio.